QUEIMADA EM SINOP: SAIBA COMO EVITAR

As queimadas e incêndios provocados em em nossa cidade alcançam todos os anos dimensões gigantescas. Neste, em especial por conta da pandemia da Covid-19, a fumaça gerada na ação agrava ainda mais o cenário. Queimada em Sinop: saiba como evitar. Não deixe que aconteça!

As queimadas e incêndios provocados em nossa cidade alcançam todos os anos dimensões gigantescas. Neste, em especial por conta da pandemia da Covid-19, a fumaça gerada na ação agrava ainda mais o cenário. Queimada em Sinop: saiba como evitar. Não deixe que aconteça!

O período proibitivo das queimadas ocorre quando entramos na época de seca, mais precisamente entre maio e outubro, são inúmeras as substâncias tóxicas emitidas no ar pela fumaça e, segundo a FIOCRUZ dobra o número de doenças respiratórias neste espaço de tempo.

MAS NÃO HÁ FISCALIZAÇÃO?

Primeiramente, se o cidadão que realiza a queimada compreendesse a dimensão do seu estrago não precisaria haver fiscalização. O fiscal somos todos nós. E o simples ato de não fazer já ajuda e muito.

Mas há sim! Além de canais de denúncia que são amplamente divulgados.

NÃO SE FAZ NADA?

Pelo contrário, se faz muito! Mas, a falta de conscientização da população nesta prática ilegal prejudica não só o Meio Ambiente, mas a toda sociedade. Queimada em Sinop: saiba como evitar. Não deixe que aconteça!

COMO EVITAR QUEIMADAS EM SINOP?

  1. Evite jogar bitucas de cigarro no chão
  2. Não faça fogueiras próximas a vegetação
  3. Evite queimar móveis ou lixo
  4. Capine a área perto de sua casa
  5. Molhe faixas de terra seca

AÇÃO EFETIVA

Embora a legislação ambiental já determine que na cidade as queimadas são proibidas durante todo o ano e que na zona rural, há restrições e no período da seca é que o alerta se intensifica.

Este ano, o município atuará no combate às queimadas com 11 brigadistas. De prontidão para atuar na cidade e também na Gleba Mercedes. Uma importante parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e a Sinop Energia.

Acompanhe o trabalho daRosana Martinelli

Cadastre seu e-mail para receber nossas últimas atualizações.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Veja mais publicações

Dê um like no facebook

Siga no Instagram

Instagram did not return a 200.

Siga no Twitter