FERROGRÃO – NOVO CORREDOR LOGÍSTICO DO BRASIL PASSA POR SINOP

FERROGRAO - NOVO CORREDOR LOGISTICO DO BRASIL PASSA POR SINOP

Uma importante ferramenta para o desenvolvimento logístico da nossa região obteve a aprovação do seu plano de outorga. Contendo estudos técnicos e edital de contrato. A Ferrogrão – o novo corredor logístico do Brasil passa por Sinop.

Com esta ação o Governo Federal busca a construção e prestação de serviços ferroviários entre os municípios de Sinop, aqui em Mato Grosso, e Itaituba, no estado do Pará. Criando assim, um novo corredor logístico, escoando a produção de safra, principalmente, de soja e milho.

Aspectos técnicos

  • A Ferrogrão ou EF-170, como é conhecida tecnicamente, conta com uma extensão de 933 km.
  • Prevê-se que, já em seu primeiro ano de operação, a demanda total alcance 25 milhões de toneladas. Número que poderá chegar a 42,3 milhões de toneladas em 2050.

A obra irá facilitar e aliviar as condições de tráfego da BR-163. Diminuindo o fluxo de caminhões, reduzindo custos, agilizando o transporte e preservando a infraestrutura da rodovia.

Segundo o Governo Federal, hoje, mais de 70% da safra mato-grossense é escoada pelos portos de Santos, em São Paulo, e de Paranaguá, no Paraná, a mais de 2 mil quilômetros da origem.

FERROGRÃO – CORREDOR LOGÍSTICO DO BRASIL PASSA POR SINOP

Mesmo em meio à pandemia, damos mais um passo nesta importante conquista. Que deve aumentar a competitividade de todo o Norte do Estado, gerando também mais empregos.

Desde que assumi a gestão, melhorar a logística de Sinop e região tem sido uma das minhas metas e foco das minhas solicitações ao Governo Federal. Ainda em 2017 tivemos uma audiência pública realizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e hoje avançamos um pouco mais.

O Tribunal de Contas da União (TCU) já está com o projeto de concessão protocolado. Cabe ao TCU, agora, analisar toda documentação e publicar o edital de licitação, previsto ainda este ano.

E isso é fruto de muito empenho, trabalho e dedicação. Além de, claro, escolhas diárias.

Eu acredito na força do trabalho e peço sua ajuda, cidadão, para que a gente continue mantendo o equilíbrio entre saúde, que é a nossa prioridade, e a economia. 

O caminho a se trilhar rumo ao desenvolvimento é árduo. Trazer novos investimentos para Sinop é um trabalho diário. No entanto, ver que ações pensadas no começo da nossa gestão seguem avançando, faz tudo valer a pena.

Portanto, estou convencida de que o município tem vocação para o desenvolvimento. Em resumo, o lugar que foi criado para ser grande e de forma planejada está atingido esse objetivo, sendo polo para toda região.

Acompanhe o trabalho daRosana Martinelli

Cadastre seu e-mail para receber nossas últimas atualizações.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Veja mais publicações

Dê um like no facebook

Siga no Instagram

Instagram did not return a 200.

Siga no Twitter