COVID-19: ENTENDA OS NÚMEROS DO BOLETIM DIÁRIO

COVID-19 ENTENDA OS NÚMEROS DO BOLETIM DIÁRIO

TRANSPARÊNCIA – Essa é a palavra de ordem na divulgação dos dados do Coronavírus em  nosso município. Com o objetivo de simplificar ainda mais as informações para a população, a divulgação e atualização, por parte da Prefeitura de Sinop, é constante. Entenda os números do boletim diário.

Primeiramente, vale lembrar que, desde o início da pandemia, estruturamos toda a rede de saúde para atender você, cidadão. No equilíbrio diário entre Saúde e Economia, orientamos o sinopense com foco na prevenção, para assim salvar vidas e empregos.

ENTENDA O BOLETIM

O boletim diário, com os números da Covid-19 em Sinop são repassados pela Secretaria Municipal de Saúde. A medida que os resultados de exames são lançados no sistema, os dados vão se consolidando. SÃO NÚMEROS OFICIAIS, que incluem as redes pública e particular de atendimento.

CASOS CONFIRMADOS – Esse é um dado acumulativo, ou seja, ele sempre irá aumentar. Os números de confirmados se refere ao total de pacientes que tiveram diagnóstico positivo no exame para coronavírus, mesmo que já esteja recuperado.

O diagnóstico ocorre por teste rápido ou RT-PCR

 RECUPERADOS DA COVID-19 – São os casos confirmados que cumpriram a quarentena em isolamento domiciliar, isto é, ficaram em casa por 14 dias e não apresentam sintomas graves, ou que foram internados e tratados.

ISOLAMENTO DOMICILIAR – São casos considerados leves. Pessoas que tiveram alguns sintomas, passaram por consulta médica e recebem a orientação de que devem, por segurança, se manterem em casa.

ÓBITOS – Esse é um dado que, infelizmente, se faz presente neste boletim. Pacientes que, por condições pré-existentes, evoluem para agravamento da doença.

INTERNAÇÕES DE CASOS CONFIRMADOS – Pessoas confirmadas com a Covid-19, que estão em tratamento e internadas em hospitais da cidade, em enfermarias ou UTIs. Aqui estão os casos de moderados a graves.

CASOS SUSPEITOS – Pacientes com sintomas de coronavírus que tiveram amostra coletada, deram positivos e seguem em monitoramento e isolamento, já que o teste rápido não é diagnóstico 100% confiável.

EXAMES AGUARDANDO RESULTADO – Aqui estão os exames RT-PCR coletados e enviados ao Laboratório Central do Estado (LACEN) e os realizados na rede de laboratórios particulares, com encaminhamento médico.

Destes suspeitos, maior parte segue em isolamento domiciliar e outros internados – em enfermarias ou UTIS, dependendo da gravidade dos sintomas.

A maior parte das pessoas que estão internadas em Sinop não são munícipes, e sim cidadãos de outras cidades e estados que, por ser regional, o hospital de referência também atende.

EM SINOP – Entenda os números do boletim diário.

De modo geral, apesar de ainda manter o status de alerta, a média móvel de óbitos em Mato Grosso apresentou queda na última semana. Entenda os números do boletim diário.

Para exemplificar como está a real situação em Sinop, vamos tomar como exemplo o boletim divulgado no dia 20 de julho de 2020. Segundo dados oficiais, nesta data temos 1.422 casos confirmados. Destes, 1.201 pacientes já estão recuperados, e 49 foram a óbito.

Assim, em 20/07, Sinop possui 172 pessoas com o coronavírus ativo.

Esse número representa mais de 85% de recuperados, 12% com a infecção ativa, em tratamento ou isolamento domiciliar e 3% representa os óbitos.

Se formos além e calcular o número de casos confirmados, ou seja, 1.422 comparado com o número de habitantes, segundo o IBGE, que é de 143.000 mil, temos 0,99% de pessoas confirmadas com coronavírus.

MENOS DE 1% DA POPULAÇÃO DE SINOP POSITIVOU PARA O NOVO CORONAVÍRUS.

Apesar de ser um número baixo, ainda é preocupante, pois cada vida importa. Continuamos trabalhando para reduzir ainda mais este número em nosso município e conto com você cidadão.

Nosso país ainda tem maior taxa de contágio por coronavírus do mundo. A velocidade de propagação, contaminação do vírus É ALTÍSSIMA, o que dificulta o controle da doença.

Assim, pedimos que reforce os cuidados já informados:

  • Use o álcool em gel
  • Faça o uso da máscaras
  • E saia de casa, apenas se realmente necessário.

VAMOS CONSEGUIR SALVAR VIDAS E EMPREGOS.
JUNTOS, VAMOS VENCER ESTA AMEAÇA!

Acompanhe o trabalho daRosana Martinelli

Cadastre seu e-mail para receber nossas últimas atualizações.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Veja mais publicações

Dê um like no facebook

Siga no Instagram

Instagram did not return a 200.

Siga no Twitter