COVID-19: TESTES RÁPIDOS EM SINOP E COMO SÃO REALIZADOS

COVID-19 TESTES RÁPIDOS EM SINOP E COMO SÃO REALIZADOS

O Coronavírus e a Covid-19, doença causada pelo vírus, fazem com que todos os protocolos de saúde sejam revisados e atualizados constantemente. O fato é que todos ainda estamos entendendo como a doença atua em nosso corpo. Hoje vamos te explicar sobre Covid-19: testes rápidos em Sinop e como são realizados.

A maior parte da população tem nos testes rápidos uma alternativa, como o nome já diz, mais rápida para saber se contraiu o vírus e está positivado para Covid-19, no entanto, vale lembrar que esta ferramenta é um exame que auxilia, vejam bem pessoal, AUXILIA na detecção da doença, mas NÃO É UM DIAGNÓSTICO.

O diagnóstico definitivo depende de vários fatores e é realizado por RT-PCR.

ENTÃO, QUEM DEVE REALIZAR O RT-PCR?

  • Na rede pública, devem realizar somente os pacientes internados.
  • Na rede particular (laboratórios) apenas com solicitação médica.

Isso é um protocolo do Ministério da Saúde.

E QUEM DEVE REALIZAR O TESTE RÁPIDO?

Na rede pública de saúde, somente pacientes que possuem sintomas clínicos, por exemplo, tosse, dificuldade para respirar, coriza, entre outros, e que após consulta médica tem o exame solicitado. Importante saber que não é apenas um ou outro sintoma que caracteriza uma possível infecção, mas sim o conjunto deles.

Na rede particular, em laboratórios credenciados, qualquer cidadão pode fazer, mediante pagamento.

“E PORQUE NÃO FAZEM O TESTE RÁPIDO PARA TODOS”?

Como já dissemos, é um conjunto de fatores que detecta e realiza com confiabilidade o diagnóstico para Covid-19, sair fazendo o teste de qualquer forma não adianta em nada. Pois, com o uso do teste rápido, um resultado positivo com grau de confiança somente ocorrerá entre sete e dez dias de apresentação dos sintomas ou de contato com alguém já diagnosticado.

“AH, MAS EU POSSO SER ASSINTOMÁTICO, PASSAR OU CONTRAIR O VÍRUS. PRECISO TESTAR!”

Não, você não precisa. O que tens que fazer é se cuidar. Focar na prevenção. Nas redes sociais temos lido muito isso. Mas, infelizmente, não temos como saber quem está ou não infectado.

O que você, munícipe de Sinop, precisa entender é que mesmo que você tenha o vírus sem saber, pois está ASSINTOMÁTICO (não está sentindo nada), mas de alguma forma mantém contato com alguém positivo, e realize o teste rápido, não mudará o desfecho da doença, caso você esteja contaminado.

Você ASSINTOMÁTICO (que não está sentindo nada) deve permanecer em casa e sair apenas se necessário, usar máscara para não contaminar outras pessoas, usar álcool gel, lavar com frequência as mãos e evitar aglomerações.

COVID-19: TESTES RÁPIDOS EM SINOP – COMO FUNCIONAM?

Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, os testes rápidos utilizam uma amostra de sangue da pessoa. O procedimento de coleta pode ser realizado de duas formas: um furo no dedo ou retirada de sangue a partir de uma veia.

A próxima etapa é a análise do soro, com o objetivo de detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM e o IgG.

O primeiro – IGM – informa a fase ativa da Covid-19 e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus.

O segundo – IGG – é um anticorpo mais específico que permanece no organismo mesmo após o fim da fase ativa, indicando que a pessoa está —teoricamente— protegida de futuras infecções provocadas pelo vírus.

Estamos adotando as medidas necessárias para cuidar de você com base em estudos e protocolos de sociedades médicas respeitadas.

ESTAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE E PEDIMOS A VOCÊ: FAÇA A SUA!!!

Acompanhe o trabalho daRosana Martinelli

Cadastre seu e-mail para receber nossas últimas atualizações.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Veja mais publicações

Dê um like no facebook

Siga no Instagram

Instagram did not return a 200.

Siga no Twitter