COLETA DE LIXO AUTOMATIZADA: COMO FUNCIONARÁ EM SINOP?

Nos próximos dias centenas de contêineres passarão a fazer parte do cotidiano da cidade. Isso se dará por conta da coleta de lixo, que recebe melhorias e traz benefícios à população. Coleta de lixo automatizada: como funcionará em Sinop?

O contêiner servirá para o depósito de resíduos orgânicos e mudará totalmente a rotina dos moradores. A troca da coleta manual pela automatizada objetiva trazer maior segurança aos coletores e ao Meio Ambiente. Começará pela região Central e será ampliada gradativamente para toda cidade.

PORQUE ESSA MELHORIA É IMPORTANTE?

Desde o início da nossa gestão, nossa meta é melhorar a vida do cidadão, ou seja, proporcionar, acima de tudo, qualidade de vida ao sinopense e isso passa pelos espaço públicos. Estamos confiando que haverá uma mudança de comportamento da população.

QUEREMOS UMA CIDADE MAIS LIMPA – Com os contêineres, diminuirá o número de focos de lixo, já que eles ficarão à disposição 24 horas por dia. Assim, os materiais não ficarão mais expostos em frente das casas, comércios ou edifícios.

A qualquer hora, você cidadão, pode levar o seu lixo para um local seguro e ambientalmente correto. Essa é uma tendência mundial, que tem mudado a forma de tratamento do lixo.

BENEFÍCIOS DA COLETA DE LIXO AUTOMATIZADA:

  • Evita a ação de cães, gatos, ratos e outros vetores
  • Descarte dos resíduos a qualquer hora
  • Deixa a cidade mais limpa
  • É mais higiênico (a abertura é por pedal e a limpeza é periódica)
  • O processo de coleta é mais ágil
  • Mais segurança, reduzindo a exposição e risco aos coletores.
  • Acaba com mau cheiro dos resíduos expostos nas lixeiras sem coberturas

NÃO HAVERÁ AUMENTO NA TAXA DE LIXO

Importante ressaltar, que essa é uma melhoria no sistema de coleta e não haverá aumento de valores a serem pagos sobre a coleta de resíduos.

A SANETRAN, empresa responsável pelo recolhimento de lixo em Sinop, explica que cada ponto verde representa um contêiner e seu local de instalação, substituindo o sistema de coleta atual.

Reforçando, que nos locais onde há contêineres, a população deve passar a depositar o lixo nos equipamentos e não mais deixá-lo em frente às casas.

COMO SERÁ A COLETA DE LIXO AUTOMATIZADA EM SINOP?

De modo automatizado, um caminhão compactador, equipado com um moderno sistema passa a realizar a coleta sem o contato humano. Um procedimento seguro que leva cerca de 2 minutos.  Ele eleva o contêiner despejando o lixo em um grande compartimento. Depois o contêiner é recolocado no lugar ficando sempre a sua disposição.  

COMO É FEITA A LIMPEZA DOS CONTÊINERES?

O contêiner é lavado por outro caminhão que se encarrega de realizar a higienização completa, eliminando sujeira, germes e resíduos.

QUAL A FREQUÊNCIA DE RECOLHIMENTO?

O recolhimento ocorrerá, no mínimo, duas vezes por semana. A periodicidade vai ocorrer conforme o local e o volume de resíduo produzido. Serão 440 contêineres metálicos de 2,4 m³ e 3,2 m³.

O QUE DESCARTAR

  • Os contêineres são de uso exclusivo para lixo doméstico. Neles, a população pode depositar restos de alimentos, plásticos, papéis, garrafas (vidro e metal) e demais resíduos de origem domiciliar.

O QUE NÃO DESCARTAR

  • Materiais não coletados pela Prefeitura são, por exemplo, podas de árvores, resto de construção, entulhos, resto de móveis e pneus velhos.
  • Para esse tipo de descarte, há empresas licenciadas no município que realizam o serviço.
  • Resíduos perigosos (por lei, de responsabilidade da indústria geradora): lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, remédios vencidos, cartuchos e toners.

O lixo é um assunto sério e quando assumimos a gestão o tratamos com muita responsabilidade. Nós temos uma área de comércio muito forte, que movimento nossa economia, por isso, estamos iniciando esse trabalho de organização e modernização do sistema de coleta por este espaço.

Esta é mais uma ação importante, que organiza nossa cidade para se manter em desenvolvimento.

COMO SERÁ A IMPLANTAÇÃO?

1ª FASE:
Superior: Av. das Figueiras – Na Av. inclusive;
Inferior: Av. das Embaúbas – Na Av. inclusive;
Esquerdo: Av. dos Ingás;
Direito: Av. Das Jacarandás.

2ª FASE
Superior: Av. das Embaúbas;
Inferior: Av. das Tarumãs – containers somente lado superior da Avenida;
Esquerdo: Av. dos Ingás;
Direito: Av. Das Jacarandás.

3ª FASE
Superior: Av. dos Jequitibás;
Inferior: Av. das Figueiras;
Esquerdo: Av. dos Ingás e R. das Violetas (parte superior);
Direito: Av. Das Jacarandás.

A forma de coleta atual continuará funcionando normal e simultaneamente com a automatizada para adaptação dos moradores

Portanto, com o auxílio da Secretaria de Transito e Transporte Urbano, a expectativa é de que nos próximos dias a primeira etapa, ou seja, 150 contêineres sejam instalados.

CRONOGRAMA

  • 29/07: início da conscientização
  • 02/08: distribuição de contêineres
  • 03/08: início da coleta

Nossa gestão tem foco nos resultados, portanto, reforçamos que todas as melhorias na forma coleta não trará aumento de tributos, isto é, apenas benefícios para toda população.

Acompanhe o trabalho daRosana Martinelli

Cadastre seu e-mail para receber nossas últimas atualizações.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Veja mais publicações

Dê um like no facebook

Siga no Instagram

Instagram did not return a 200.

Siga no Twitter