Atingimos a Meta!

           Em nossa gestão, desde o primeiro dia, demos atenção especial a esta área. Estruturamos as escolas, capacitamos os professores e proporcionamos melhores condições de trabalho aos servidores.

           Sinop pode se orgulhar de ter uma Educação pública que não deixa nada a desejar quando comparada a outras cidades e instituições privadas.

           Eu me sinto realizada por cuidar das famílias sinopenses, de mulher para mulher, para que as mães pudessem trabalhar despreocupadas com a alimentação, o uniforme, o transporte e a qualidade do ensino prestado aos seus filhos.

           Em três anos, inserimos 4.600 crianças a mais nas salas de aula. Crianças de 0 a 5 anos que, até então, aguardavam vagas em creches, hoje são acompanhadas diariamente por monitores até a chegada na escola por meio do transporte escolar municipal, supervisionadas pelos monitores que garantem a segurança. Investimos na merenda escolar, pensando individualmente na necessidade de cada criança, são servidas 34 mil refeições todos os dias, pelo Programa Alimentação Consciente com acompanhamento de nutricionistas e 30% da merenda, provém da agricultura familiar.

         Dentro da sala de aula, adquirimos material didático adequado, os mesmos utilizados nas escolas particulares para que as oportunidades sejam as mesmas para todos os alunos do nosso município. Dignidade e igualdade são os pilares da educação de Sinop.

        Pelos recursos do IPTU, distribuímos 34 mil conjuntos de uniforme completo (camiseta, bermuda, short, saia, tênis e mochila) desde 2019. Hoje, por lei, nossas crianças recebem gratuitamente uniformes escolares completos.

Os professores são constantemente capacitados para trabalhar o ser humano por trás do profissional que ensina os filhos das nossas famílias. Diretores e professores tiveram autonomia para gerir suas ações, vivendo a unidocência, que tem por tarefa desenvolver o processo de aprendizagem de forma multidisciplinar, visando uma formação integral das crianças por meio da observação do desempenho escolar e pessoal.

          São 39 escolas municipais de ensino em Sinop. Aumentamos o repasse mensal para as escolas através do projeto de Lei 027/2019, sendo essa verba para as escolas fazerem manutenção dos seus prédios. Com uma boa estrutura física, nossas crianças recebem qualidade no ensino e bem-estar, climatizamos escolas e cozinhas. Só na educação foram investidos cerca de 400 milhões. Atualizamos todos os laboratórios de informática da rede de ensino básico, adquirindo 500 computadores e investimos nos materiais pedagógicos como o laboratório de informática, ciências, matemática e de robótica, inauguramos 5 quadras poliesportiva e instalamos 42 novos parques infantis em todas as unidades. O resultado? No IDEB, Sinop superou a META NACIONAL.

         Meu maior LEGADO, minha maior OBRA foi investir nas nossas crianças e na educação,

Assim alcançamos os melhores resultados no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – funciona como um indicador nacional da qualidade da Educação, que saltou de 5.6 em 2015 para a nota 6.1 em 2019 ficando acima da média nacional e estadual.

          O IDEB é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem como meta, alcançar média 6 – valor correspondente a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

           Sou muito grata aos profissionais da educação municipal, que abraçaram este sonho comigo, juntos realizamos uma Revolução na Educação.

Acompanhe o trabalho daRosana Martinelli

Cadastre seu e-mail para receber nossas últimas atualizações.